A sigla ESG é a abreviação de “Environment, Social & Governance” (Ambiental, Social e Governança, ou ASG no português). Esse conceito refere-se à um conjunto de boas práticas empresariais que observam critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. Empresas com boas práticas de governança corporativa tendem a incorrer em menores riscos jurídicos, por exemplo, e por isso esses conceitos se tornam relevantes para que os investidores possam escolher em quais ativos investir.

Ambiente

Com relação a questões ambientais, por ser uma empresa de tecnologia, a CSU Digital não gera quantidades relevantes de carbono, resíduos ou poluentes. Ainda assim, a Companhia possui uma série de iniciativas de uso eficiente de recursos naturais e descarte apropriado de resíduos.

As ações e o monitoramento de indicadores são conduzidos por duas superintendências específicas, de tecnologia de informação e infraestrutura, que consolidam as informações e, mensalmente, reportam aos gestores.

Como parte das ações, temos iniciativas disseminadas pelos “agentes de infra” que atuam como facilitadores e disseminadores de conhecimento sobre essa agenda. Além disso, realizam rondas por cada um de nossos sites, registram chamados e observam os controles de disponibilidade elétrica, consumo de água, entre outros itens de forma a melhorar a gestão dos indicadores.

A CSU vem registrando redução recorrente no consumo de energia em virtude da substituição da iluminação por lâmpadas fluorescentes pelas de tipo “LED”. Também, por revisões e retrofits de equipamentos de ar condicionado para melhor eficiência energética.

Adicionalmente, a Companhia procura sempre incentivar o uso consciente de água entre os colaboradores através de campanhas. Em algumas ocasiões, optamos pelo abastecimento através de poço artesiano, uma vez que sua forma de captação é menos ofensiva ao ambiente.

Os principais materiais utilizados pela CSU são papéis, produtos de limpeza e sabonetes. Em função disso, temos campanhas internas de conscientização e um contrato unificado com prestadores de serviços de limpeza, manutenção e segurança, o que garante a otimização dos recursos. Os sedimentos são coletados por uma empresa parceira com todas as licenças e certificações necessárias, que efetua a sua separação por tipo de resíduo, realizando o descarte adequado. Lâmpadas e eletrônicos da CSU também são descartados via companhias certificadas, em linha com as leis ambientais.

Social

A CSU Digital vem mantendo um papel importante na sociedade não só pela quantidade de pessoas que emprega (+4 mil pessoas), mas também, por ser uma das principais empresas na oferta de primeiro emprego a milhares de pessoas. A demanda por profissionais no setor que estamos inseridos abre constantes oportunidades para novos talentos.

Adicionalmente, a Companhia mantém especial atenção ao cumprimento das normas trabalhistas em todas as suas unidades de negócio atendendo normas de controle de ponto, transparência de a folha de pagamentos, medidas de melhoria de clima organizacional, auditorias, entre outros.

Ainda, possuímos o Instituto CSU, que é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela gestão dos projetos sociais da companhia, capacitando profissionais para o mercado via inclusão social e digital, com cursos gratuitos de informática que utilizam equipamentos de última geração com professores qualificados. Já foram capacitadas mais de 30 mil pessoas, entre jovens, mulheres, aposentados e trabalhadores com necessidades especiais.

Governança

No quesito Governança, a CSU Digital foi a primeira empresa do seu segmento a abrir capital na B3, em 2006, listada no Novo Mercado, segmento composto pelas companhias que possuem o mais elevado nível de governança corporativa.

Desta forma, a companhia se compromete voluntariamente a cumprir práticas de boa governança corporativa e maior divulgação de informações em relação àquelas já impostas pela legislação brasileira.

Temos algumas seções neste site dedicadas ao tema. Nelas, é possível conhecer um pouco mais sobre os nossos Principais Acionistas, Administração e Comitês, visualizar as Atas de Assembleias e de Reuniões de Conselhos, nosso Estatuto, Políticas e Códigos e ainda acessar nosso Informe de Governança.

Detalharemos abaixo, alguns itens de observância dos investidores:

Práticas de Governança Corporativa e Novo Mercado
Regulamentação do Mercado de Capitais Brasileiro
Divulgação e Uso de Informações
Cláusula Compromissória de Arbitragem

Adicionalmente, possuímos programas de promoção e controle de conduta ética nos negócios, além de um programa de conformidade e combate à corrupção, inclusive com procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLDFT).